quinta-feira, 24 de junho de 2010

Documento de Registro do Evento - Matutino


FÓRUM DE DESEMPENHO DOS ANOS FINAIS
Construindo a qualidade do ensino em Santa Maria
Junho/2010
*  Abertura pelo supervisor pedagógico Leonardo Dimas e pela Profª Flávia Barbosa
*  Explanação, pelo Coordenador Intermediário Eiter (NMP), dos propósitos do Fórum
*  Relações: Texto/Educação
*  Análise de gráficos com exemplos
*  Prof. Mateus (NMP)explicou como é feito o cálculo do IDDF
*  Explicou também que o foco não deve ser dado ao IM (índice de movimentação), em outras palavras, em aprovar automaticamente os alunos mas no desenvolvimento das competências e habilidades
*  Profª  Edielza (CED 416) relatou que talvez essa quebra de paradigmas proposto não tenha sido bem compreendido e que, por um lado, existe uma cultura de reprovação e por outro lado o Projeto Vereda trabalha com a aprovação automática.
*  O Prof. Paulo (CEF 213) ratificou a idéia da existência de uma cultura de reprovação
*  A Profª Flávia (NMP) esclareceu que quando o NMP chama a escola, frente a um desempenho desfavorável, isso não significa que esteja recomendando aprovação automática.
*  Profª Eliene (NMP) discorreu sobre alguns aspectos da Avaliação nos seus vários níveis: externa, institucional e da aprendizagem e propôs a articulação de todos os níveis.
*  Ela também explanou sobre a Avaliação Formativa
*  “Medir propicia um dado, mas medir não é avaliar. Avaliar é pensar sobre o dado com vistas ao futuro”. (Freitas  et al, 2009).
*  Organização dos grupos segundo os componentes disciplinares.

GRUPO CIÊNCIAS HUMANAS


Ações empregadas nas IEs:
- Apresentação dos resultados a comunidade, levando os baixos índices a conhecimento de todos, provocando a mudança no PPP da escola e por consequência, das ações de professores, alunos e direção. 
- Estudo do instrumento de avaliação nas coordenações, pois os alunos não tinham intimidade com o linguajar e a estrutura utilizada nestas avaliações.
-  Incentivo a participação da comunidade escolar em todos os projetos, gerando discussões e apresentando sugestões, criando um verdadeiro canal de diálogo.
-          Discussão com o corpo discente, avaliando os pontos que deverão ser focados no trabalho em busca da melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
-           Mudança do pensamento dos professores quanto a necessidade de aprovar o aluno sem conhecimento e reprovar o aluno para colocar-se como dono do conhecimento.
Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:
-          Trabalhar leitura contextualizada, utilizando material concreto nas aulas facilitando o processo de leitura e interpretação.
-           Intervenção junto a algumas turmas que demonstram descompromisso com sua aprendizagem com o auxílio do SOE.
-           Reuniões com o corpo discente objetivando criar uma estratégia eficaz no combate ao baixo rendimento.
-           Encaminhar os alunos com rendimento abaixo do esperado para reforço nos programa Mais educação, sendo esse reforço feito por monitores  com auxílio dos professores.
-            Instituição do verdadeiro conselho de classe participativo com pais, alunos e escola.
- Envolver os pais no processo de aprendizado, através de bilhetes e telefonemas frequentes.
Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:
-          Utilização da agenda escolar para estreitar o relacionamento entre pais e escola.
-           Programas como o Mais Educação, Veredas e o Superação Jovem, tem auxiliado os alunos a refletir sobre a necessidade do jovem assumir o papel de protagonista de sua vida.
-           Criação de um jornal escolar para divulgação das atividades feitas pelos alunos, sendo esse feito pelos próprios alunos.

GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA

Ações empregadas nas IEs:
-          Em nível de coordenação: é selecionado temas, habilidades e competências para trabalhar em sala de aula por todos os professores;
-          Examinar o material do SIADE e orientação para subsidiar os trabalhos pedagógicos . Usando o instrumento como diagnose mais adequado a cada série;
-           Estudo do material e usar o currículo não se restringindo ao instrumento do SIADE;
- Divulga o material para os professores e comunidade;
-É elaborado uma avaliação global para que com todos os componentes disciplinares com referências na avaliação do SIADE;
-Usando os dados do 1º bimestre e organizaram o Reforço escolar para trabalhar com o diagnóstico realizado em Conselho de Classe; buscando atuar sobre os aspectos mais relevantes apresentado no Conselho;
-Trabalhando individualmente com os professores dos componentes curriculares que apresentam mais gravidade e se verificando as estratégias usadas pelos professores ao longo dos bimestres buscando melhor adequação do conteúdo,instrumento etc.
-Intervenção por meio de atividades diversificadas em sala de aula;
-Programa Mais Educação está sendo utilizado como estratégia, aproveitanto a monitoria.

GRUPO MATEMÁTICA

Ações empregadas nas IEs:
- Seminário com todos os resultados, verificando e trabalhando as questões;
- Reflexões sobre avaliação: conceitos de avaliação formativa;
- Uso dos exames externos como referência(parâmetro);
- Contextualização das questões das avaliações e aprendizagem e das aulas;
- Reflexões sobre as questões do SIADE e OBMEP;
- Aplicação de provas multidisciplinares com posterior revisão dos erros.
Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:
- Potencialização da Matemática através do componente PI 2;
- Adequação curricular;
- Reforço escolar com profissionais da SEDF;
- Implantação de laboratórios de matemática e espaços físicos e recursos adequados;
- Situações-problema, jogos e História da matemática;
- Trabalhar o compromisso, a criatividade e o entusiasmo do professor.

GRUPO CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ações empregadas nas IEs:
-           Adoção de agenda escolar para melhorar e intensificar a comunicação e interação com as famílias.
-           Melhor direcionamento das reuniões de coordenações pedagógicas com foco no planejamento pedagógico.
-           Enriquecimento do acervo da Biblioteca da escola com títulos atuais de interesse dos alunos.
-           Intensificação do reforço escolar no componente curricular Português devido a dificuldade de interpretação dos comandos.
-           Realização de projetos interventivos na parte diversificada do currículo focando nas áreas de maior dificuldade dos alunos – Raciocínio Lógico e Letramento.
- Encontros de formação para os pais com temas diversos.
- Sensibilização  dos professores de ciências da natureza para a execução do Programa Ciência em Foco.
      Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:
- Sensibilização e instrumentalização dos alunos para participação nas avaliações externas.
-  Intensificação do reforço escolar nas áreas com maior dificuldade.
-          Socialização dos resultados com os alunos.
-          Recuperação paralela com questões discursivas.
-          Trabalhara as questões de ciências da natureza do SIADE em sala de aula a fim de sanar as dificuldades dos alunos.
-          Realizar e associar atividades práticas com as teóricas de ciências da natureza.
-          Aumentar a oferta de cursos de formação continuada para professores de ciências da natureza, preferencialmente na DRE.

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