quinta-feira, 24 de junho de 2010

FÓRUM DE DESEMPENHO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Construindo a qualidade da educação em Santa Maria


                                   “A avaliação é reflexão transformada em ação”

A avaliação constitui-se numa valiosa ferramenta para a melhoria da qualidade da educação e faz parte do cotidiano da escola e do sistema de ensino em que a instituição de ensino está inserida. A avaliação, seja a da escola ou a do sistema, deve integrar a prática educativa de forma contextualizada, flexível, interativa, e deve ser planejada ao longo da escolarização formal, de maneira continuada e formativa (Matriz de Referência/SIADE, 2008, p. 4).
A avaliação externa, ou de larga escala, visa fornecer diagnósticos e subsídios para a implementação ou manutenção de políticas educacionais. A metodologia utilizada é adequada para avaliar redes ou sistemas de ensino e não alunos individualmente. No caso do SIADE, avalia-se o ano/série, não localizando a dificuldade individual do aluno, mas as habilidades que o conjunto de alunos tenha desenvolvido.
Se, prioritariamente, as avaliações de larga escala são produzidas para diagnosticar sistemas, a escola não pode ficar indiferente a esses indicadores. Daí surge uma indagação: De que forma a escola pode tirar proveito dessas avaliações? É preciso aproximar as avaliações externas dos que praticam a educação no cotidiano escolar, para que possam analisar e utilizar criticamente as informações produzidas, bem como articulá-las à avaliação da aprendizagem dos estudantes, que é praticada na escola, à luz do seu projeto pedagógico.
Para promover a articulação dessas duas formas de avaliar, a Diretoria Regional de Ensino, por meio do Núcleo de Monitoramento Pedagógico, promove o Fórum de Desempenho dos anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é criar um espaço para que os profissionais da educação possam refletir qualitativamente sobre os dados apresentados pelas avaliações externas como SIADE, PROVA BRASIL e PROVINHA BRASIL, articulando-as às avaliações praticadas em sala de aula e propor estratégias de intervenção pedagógica. Visa, ainda, promover o intercâmbio entre escolas e pensar formas de melhoria do trabalho pedagógico, com vistas à aprendizagem efetiva dos alunos.
Os participantes do Fórum receberão uma pasta contendo material com os dados do SIADE referentes à sua escola, à DRE de Santa Maria e ao DF, bem como os dados do Teste da Psicogênese das turmas do BIA, para que possam fazer análises completas junto ao coletivo da escola.
Esclarecemos que o processo de análise dos resultados e levantamento de intervenções pedagógicas não se encerra nesse Fórum. Ele deve ter continuidade em cada escola, de acordo com a sua realidade.  Dessa forma, os gestores das Instituições devem promover momentos de discussões internas a fim de colocar em prática os planejamentos, bem como discutir com os docentes a real situação de cada ano/série, procurando envolver o maior número de colaboradores possível em busca de um mesmo objetivo.
O Núcleo de Monitoramento Pedagógico de Santa Maria, incluindo os Centros de Referência em Alfabetização (CRAs), coloca-se à disposição para trabalhar em parceria com as Instituições de Ensino no intuito de aprimorar e aplicar as propostas que aqui serão estabelecidas. Além disso, todo o material utilizado no Fórum e as sugestões de melhoria serão expostas para todos por meio do blog http://nmpsantamaria.blogspot.com,  podendo receber diferentes contribuições, além de ser analisadas, comentadas e discutidas.


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