quarta-feira, 30 de junho de 2010

Documento de Registro do Evento - Vespertino

FÓRUM DE DESEMPENHO DOS ANOS FINAIS
Construindo a qualidade do ensino em Santa Maria
Junho/2010

* Abertura feita pela Profª Flávia Barbosa
* Explanação, pelo Coordenador Intermediário Eiter (NMP), dos propósitos do Fórum
*  Relações: Texto/Educação
*  Análise de gráficos com exemplos
*  Prof. Mateus (NMP) explicou como é feito o cálculo do IDDF
*  Explicou também que o foco não deve ser dado ao IM (índice de movimentação), em outras palavras, em aprovar automaticamente os alunos mas no desenvolvimento das competências e habilidades
*  A Profª Flávia (NMP) esclareceu que quando o NMP chama a escola, frente a um desempenho desfavorável, isso não significa que esteja recomendando aprovação automática.
*  Profª Eliene (NMP) discorreu sobre alguns aspectos da Avaliação nos seus vários níveis: externa, institucional e da aprendizagem e propôs a articulação de todos os níveis.
*  Ela também explanou sobre a Avaliação Formativa
*  “Medir propicia um dado, mas medir não é avaliar. Avaliar é pensar sobre o dado com vistas ao futuro”. (Freitas et al, 2009).
*  Vide mais informações (inclusive fotos do evento) no nosso blog: www.nmpsantamaria.blogspot.com
*  Organização dos grupos segundo os componentes disciplinares.

GRUPO CIÊNCIAS HUMANAS

Ações empregadas nas IEs, Parâmetros, Propostas e Estratégias Pedagógicas:
- Trabalho com as questões do SIADE em cada componente curricular
- Discussão coletiva e montagem de simulados
- Diagnóstico das dificuldades principalmente em leitura, interpretação e escrita
- Prova interdisciplinar e contextualizada no modelo das avaliações externas
- Trabalho conjunto com o Laboratório de Informática
Projeto de leitura (PD)/Campeonato de Leitura com a caixa móvel
- Trabalho com os Pais
- Reforço no contra-turno
- Integração com o SOE
- Trabalho do conteúdo de forma contextualizada
- Metodologia diversificada





GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA

Ações empregadas nas IEs:
- Refletir sobre as ações realizadas na escola, sobre a real eficácia do trabalho desenvolvido.
- Realização de mini fóruns escolares visando encontrar maneiras de melhorar os índices alcançados.
- Compartilhar as responsabilidades quanto ao processo de aquisição de conhecimentos. Leitura e interpretação de texto.
- Retirada do foco gramatical das aulas de português.
- Implementação de projeto de leitura.
- Discutir em coordenações, ações buscando a interdisciplinaridade.
- Tentativa de divisão de responsabilidade com a família, quanto a responsabilidade no processo de aprendizagem.
Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:
- Construção de uma mini biblioteca em sala (sala ambiente)
- Implementação da sala de leitura ( espaço destinado efetivamente para esse fim).
- Trabalho de ampliação da autoestima do aluno.
- Motivar a leitura dos alunos em projetos como a sacola do livro.
- Utilização dos jornais em sala de aula.
- Trabalho com avaliações simuladas.
- Debates sobre temas polêmicos.
- Diversificação de gêneros textuais.
- Apresentação da linguagem regionalista, como algo correto, mas que deve ser adequado a situação. (Cada situação, necessita de uma forma de expressão).


GRUPO MATEMÁTICA & CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ações empregadas nas IEs:
- Reunião com a equipe da escola e apresentar os dados e comparação com os anos anteriores para verificar se os objetivos/metas foram alcançados;
- Articulação entre administrativo e pedagógico. Ex.: estratégia de matrícula;
• Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:
- Chamar os pais para um melhor acompanhamento do aluno;
- Participação maior da comunidade escolar na elaboração do PPP;
- Adequação do nº de alunos por turma;
- Aulas práticas (Ciência em foco);
- Capacitação de qualidade dentro da área de atuação profissional para os professores;
- Utilização dos recursos audiovisuais;
- Jogos matemática;
- Funcionalidade do Ciência em Foco;
- Estimular o aluno com relação à tarefa de casa;
- Reforço escolar;
- Diversificar a aula. Ex.: trazer jornais, conta de água, situação do dia-a-dia, experimentos;

0 comentários:

Postar um comentário