quinta-feira, 1 de julho de 2010

DOCUMENTO DE REGISTRO DO EVENTO - MATUTINO

FÓRUM DE DESEMPENHO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Construindo a qualidade de ensino em Santa Maria
Julho/2010

          O Fórum iniciou-se com as boas vindas dadas pela professora Flávia (Chefe do NMP), sendo logo após apresentado a estrutura do fórum pela professora Coordenadora Eliane, que passou a palavra a professora Kátia do CRA de Santa Maria, ficando a cargo desta, apresentar os gráficos do teste de psicogênese realizados nesta DRE, onde ela apresentou a pequena melhora detectada desde o final do ano passado, explicitando as expectativas da DRE, que é ao final do ano apresentar uma melhora sensível quanto a porcentagem de alunos alfabetizados, sendo estes até o momento o grande desafio do Bloco Inicial de Alfabetização. Logo após, a professora Eliane retomou a palavra para explicar a estrutura de avaliação do SIADE, delimitando os campos utilizados nessa avaliação: abaixo do básico, básico, esperado e acima do esperado, apresentando os resultados da DRE de Santa Maria, mostrando que em nossas IE’s encontram-se aglomeradas principalmente no nível básico, o que demonstra a urgência de uma nova postura de trabalho afim de auxiliar os alunos a alcançar o mínimo esperado de conhecimento (nível esperado).
              
            O Professor Mateus assumiu a palavra, explicando o que é o IDDF, explicando que o objetivo desse, não é comparar uma escola com outra, mas sim medir se os alunos desenvolveram as competências e habilidades para uma série, em um tempo ideal, sendo então medido pelo produto do ID pelo IM, ou seja: IDDF = ID x IM, onde ID é o índice de desenvolvimento do aluno e IM o índice de movimentação, portanto, a escola que deseja aumentar seu índice IDDF, precisa focar seu trabalho na aprendizagem.

                  A professora Eliene finalizou a primeira parte do Fórum, conversando sobre a funcionalidade desses dados de avaliações externas, informando como são criadas avaliações em larga escala e qual a real serventia delas.

            Para finalizarmos, os presentes foram divididos em grupos de acordo com a sua série de atuação neste ano para debaterem as duas perguntas abaixo:

1. Dando início A avaliação, quando tem por objetivo medir e classificar, é considerada exame e visa subsidiar políticas públicas. Por outro lado, os resultados obtidos em avaliações como SIADE também tem subsidiado o trabalho pedagógico da escola. Nesse sentido, como sua escola tem utilizado os resultados das avaliações de larga escala? (Articulação dos resultados da avaliação externa, da avaliação da aprendizagem com o planejamento escolar).
2. Diante dos resultados das avaliações externas (2009) e do desempenho dos alunos no 1º bimestre de 2010, quais as estratégias da escola para desenvolver as habilidades pertinentes a cada ano/série?

Após 25 minutos de debate, foram apresentados os seguintes resultados:


Grupo de professores que atuam na 1º ano
Ações empregadas nas IEs:

-Projeto interventivo
-Reforço escolar
-Reagrupamento
-Projeto de leitura
-Ação do professor com trabalho diversificado
-Atividades lúdicas
-Aprendizagem significativa
-Análise Institucional realizada pela direção
-Coordenação coletiva e setorizada
-Forinhos bimestrais para análise do desempenho
-Atendimento ás demandas do professor pela direção
-Troca de experiência com o apoio do material pedagógico

Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:

-Oficinas quinzenais com os pais através de grupo de encontro
-Monitoramento de alunos através do auxilio de alunos em séries posteriores
-Tornar a escola um espaço agradável para os alunos (espaço físico)
-Parceria com as famílias
-Criar nas escolas espaços favoráveis para atividades em turnos contrários.
-Aquisição e confecção de material para alfabetização
-Formação continuada para professor em contrato temporário
-Avaliação da SE baseada pelas avaliações externas (SIADE = RAV)
-Ações voltadas para a prática da matemática


Grupo de professores que atuam na 2º ano
Ações empregadas nas IEs:

-Após a análise dos itens são replanejadas as ações, para se alcançar as habilidades e competências;
-Apenas uma leitura dos resultados;
-Evidenciou as dificuldades mais agravantes para buscar soluções;
-A escola faz uma auto avaliação para melhorar o desempenho;
-Conscientização por parte dos professores e das IES da necessidade de participar de formações continuadas, principalmente nas áreas de Ciências e Matemática;

Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:

- Utilizar as coordenações pedagógicas com mini oficinas para renovação de idéias;
-Regionalização dos cursos oferecidos pela EAPE;
-Disponibilização de cursos, palestras e oficinas durante a coordenação por profissionais da EAPE nas IES;
-Abertura e ampliação de vagas para os profissionais de contrato temporário;
-O estudo nas IES da proposta pedagógica, matriz curricular e projeto político pedagógico para manter um padrão educacional, preservando a sua identidade;
-Desenvolvimento dos projetos interventivos (intra classe, extra classe e inter classe).

Grupo de professores que atuam na 3º ano

Ações empregadas nas IEs:

- Em debates em reuniões perceberam as dificuldades e elaboraram os projetos interventivos: Superando Limites.
- Adaptaram o Provão que já existia na escola em conformidade ao instrumento do SIADE.
- Estudo coletivo teórico(coordenações coletivas) e realização de oficinas pedagógicas.
- Usam as coordenações coletivas para elaboração dos projetos interventivos com auxílio do SOE e da EEAA.
- Promoveram o estudo sobre o SIADE.
- Projeto Interventivo focado em leitura e escrita.
- Alteração do foco, mudando do conteúdo para as habilidades. Provocando a reelaboração do projeto da escola: O Leitor Criador.
- Adequaram a metodologia de trabalho a forma de abordagem do SIADE e Prova Brasil.
- Passaram a trabalhar com uma linguagem mais intertextual, mudando o foco da gramática para a leitura e interpretação associada a aquisição da língua formal.
- Redefinição dos conceitos de satisfatório e não satisfatório internamente na escola, buscando nivelar a interpretação quanto à avaliar o que é ou não satisfatório de forma menos subjetiva.
- O RAVI remete a um conceito subjetivo, dificultando a interpretação e evidenciando a dicotomia entre conteúdo e habilidades das avaliações.
- Conselho de Classe usado como um dos instrumentos para ajudar a compor a avaliação do aluno, tem-se mostrado fundamental no auxílio da avaliação.
- Estudos seriados – análise das dificuldades por série/modalidade.
- Monitoramento por meio do coordenador e orientador em sala de aula para auxiliar na identificação das dificuldades com outro foco além do docente.

Ações empregadas nas IEs:

- Identificar as habilidades pertinentes a cada ano/série e planejar estratégias que vão ao encontros das dificuldades identificadas.
- Trabalho conjunto do coordenador e supervisor pedagógico no sentido de auxiliar as turmas que apresentam maiores dificuldades e trabalhando na intervenção pedagógica em turno contrário .
- Ampliação do tempo do conselho de classe para discussão mais aprofundada as dificuldades de cada turma e ,conseqüentemente, valorizando este espaço de debate na escola.
- Trabalho mais próximo das famílias quanto a retenção ou não do aluno, valorizando o aprendizado e ajudando as famílias a reelaborarem seus conceitos de aprovação e reprovação.
- A educação integral tem auxiliado nos projetos interventivos.


Grupo de professores que atuam na 3ª série / 4º ano

Ações empregadas nas IEs:

- Planejamento e reflexão sobre os resultados.
- Divulgação dos resultados para os professores
- Ações voltadas para a contemplação do currículo
- Ações que combatam as deficiências apresentadas nos índices

Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:

- Monitoramento de todas as turmas;
-Planejamento com professores em cima dos resultados
-Reflexão para busca de melhores resultados
-Projetos voltados para a melhora dos índices das avaliações
-Trabalho voltado para a conscientização dos professores sobre a importância
de inovação nas práticas educativas.
-Troca de experiências

Grupo de professores que atuam na 4ª série/ 5º ano
Ações empregadas nas IEs:

Ponto negativo:
- Ênfase de psicogênese –língua escrita

Pontos positivos:
- Foco em matemática
- Perfil de desempenho (dentro das necessidades atuais)...
- Critérios, com a avaliação periodicamente
- Simulados/gabaritos
- Conselho de classe agrupado ( exemplo: 1ano com o 2 ano...)
Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:
- Projeto interventivo lúdico
- Reagrupamentos

Ponto negativo:
- Espaço físico deficiente

Sugestões:
- Sala de leitura (mala literária)

Ações empregadas nas IEs:
- SOE
- Projeto orientação sexual
- Projeto rotina de estudo
- Palestra e oficina para a comunidade escolar
- Sensibilização (inclusão)


Equipe Serviço de Apoio (Orientadores Educacionais, sala de Recursos e EEAA)
Propostas e Estratégias

- Articulação dos três segmentos (S.O.E, EEAA´s, Sala de Recursos);
- Diagnostico unificado dos três segmentos;
- Mapeamento Institucional do três segmentos;
- Projeto Interventivo para toda comunidade escolar;
- Sensibilização e parceria da gestão escolar;
- Efetivação do Conselho de Classe participativo

Parâmetros, propostas e estratégias pedagógicas:

- Avaliação Institucional com diagnóstico de cada turma da escola
- Avaliação Institucional envolvendo todos os segmentos
- Projeto Interventivo para o Bloco
- Educação Infantil e alunos defasagem / série – Interação com professores e projeto interventivo com a família;
- Alunos defasagem com 2 ou mais anos de defasagem – Avaliação pela EEAA
- Em relação as dificuldades dos alunos/defasagem propostas de oficinas de jogos

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