quarta-feira, 2 de junho de 2010

DOCUMENTO DE REGISTRO DO EVENTO - MATUTINO


FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA
CONSTRUINDO A QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO



Escolas Participantes: CEM 404 – CEM 417 – CED 310 – CED 416
Local: DRE Santa Maria   Horário – 8h às 12h
Organização: Coordenador Intermediário Mateus Farias

Palavras de boas vindas do Diretor Regional Júlio Maronari ressaltando a importância do planejamento e participação da escola junto ao NMP e à DRE.

Palavra da Chefe do NMP Flávia Barbosa – introdução sobre fórum de desempenho. Questões de interferência no desempenho das IE – basicamente fatores administrativos que influenciam no pedagógico. Proposta diferente dos fóruns habituais ressaltando a não comparação entre escolas, mas uma análise dentro das próprias IEs. Direção, supervisão e coordenação são muito importantes nessas discussões de desempenho para repasse aos demais membros da escola no intuito de continuar a discussão sobre rendimento e avaliação.

Palavra do Coordenador Intermediário Mateus Farias
Agradecimento à equipe do NMP. Definição do tema do fórum: Qualidade. Conceito de qualidade é muito complexo, pois há vários tipos de qualidade: de vida, de tempo, de produtos, etc. Necessidade de melhorar a qualidade do dia-a-dia para melhorar a qualidade no ensino. Cita Paulo Freire (2007, p.41), Schmelkes e Farina (2005). A escola tem papel fundamental no aprimoramento dessa qualidade. Como anda essa qualidade nas escolas de Santa Maria? O ensino deve ser ministrado com garantia de padrão de qualidade. Lei 10.172/2001. História do Ensino Médio no Brasil – influências da igreja católica, iluminismo, segunda guerra mundial, ensino profissionalizante e ensino preparatório para ensino superior, LDB atual – sujeito crítico e social, possibilitando sequência dos estudos. Aprovados no PAS: 10% escola pública; 90% escola particular. Onde os outros alunos vão parar? Declaração de Jomtien (1990). Ampliação do acesso às escolas profissionalizantes em 2010 de acordo com ministro Haddad. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Brasília – virá para as escolas de Santa Maria – acordo de cooperação técnica IFB e GDF por intermédio da SEEDF. Escola de qualidade (Graça, 2010, p.154). A avaliação tem um papel fundamental na busca da qualidade, gerando novas atitudes e práticas. Há um consenso da necessidade de medição da qualidade das escolas. Um dos mecanismos é o SIADE. Outro, o IDDF. Índices do IDDF maior, menor e DRE. Explicação sobre como calcular o IDDF. Sem comparações entre escolas. O melhor é olharmos para nós mesmos. Descrição dos itens do SIADE – Abaixo do básico, Básico, Esperado e Acima do Esperado. IDDF - O foco não é na movimentação (aprovação), mas nos conhecimentos das habilidades e competências. Taxa de aprovação da DRE – 60% a 80%. Apresentação dos gráficos do DF e da DRE Santa Maria no SIADE. Fórum serve para refletir pedagogicamente sobre os dados para propor soluções. Divisão dos participantes em 4(quatro) grupos de acordo com os componentes curriculares. Discussão dentro dos grupos. Entrega de cartolinas para registro das propostas por grupo. Introdução sobre as apresentações dos grupos.


Discussão dos grupos:

Língua Portuguesa
Professor Rafael (CEM 417)

Críticas sobre um ensino basicamente gramatical e não focado na produção e interpretação textual.

Propostas:
Uso da prova multidisciplinar;
Chá literário;
Projeto geração – trabalho sobre interpretação textual;
Aulas de PI;
Reforço escolar no turno contrário;
Motivação para leitura multimodal – por meio das aulas de PI, aulas de Língua Portuguesa;
Realizar programas adaptados às necessidades dos alunos, diminuindo o foco na gramática e aumentando na interpretação e produção de textos.


Chefe do NMP Flávia Barbosa
Comentários sobre o currículo. A escola pode fazer interferência no programa curricular. Os projetos do PPP podem e devem contemplar esses ajustes de acordo com a necessidade da comunidade. São perceptíveis projetos que não são pensados de acordo com a necessidade da escola.

Professor Josenilson CEM 404
Relata sobre muita energia dispensada em projetos sem muito retorno nos índices. Como estão os resultados dos projetos?

Professor Rafael
A maioria dos alunos que procuram atendimento de aula de reforço são alunos que têm média. As escolas estão atendendo os bons alunos, e como ficam os alunos com dificuldades? É necessário uma adequação dos componentes curriculares.

Matemática
Professor Josenilson (CEM 404)


Propostas:
Reuniões periódicas com as famílias;
Reuniões com os professores na DRE/Escola para reflexões sobre os resultados das avaliações externas;
Intervenção imediata com projetos de resgate das habilidades e competências;
Atendimento nos horários contrários. 


Professor Jefferson (CEM 417)
Houve convocações dos pais dos alunos que precisam dessa interferência. Atualização de dados dos alunos para melhoria no contato. Comparecimento de aproximadamente 70% dos pais que foram contatados por telefone.

Chefe do NMP Flávia Barbosa
Para alunos do ensino médio, muitos pais deixam a responsabilidade para seus filhos. Deve-se fazer a convocação dos pais sempre que for necessário, independentemente da faixa etária dos alunos. Alunos conscientes de suas dificuldades que procuram a ajuda da escola. Projeto interventivo deve ser realizado sempre que um aluno precise.

Professora CEM 417
O professor conselheiro ajuda em relação aos alunos problemáticos.

Professor Alencar (NMP)
Reforça que se convidem as famílias para as reuniões. Em 1998 foi o primeiro currículo com participação dos professores, porém com pouquíssima atuação dos docentes.

Ciências da Natureza
Professor Sidney (CEM 417)

Propostas:
Priorizar a qualidade da aula – diminuir as aulas expositivas e aumentar a prática;
A quantidade de aulas é pouca;
Exigir mais do aluno, focando no melhor rendimento;
Reforço em contra turno – uma decisão do grupo;
Experimentação;

A maioria dos alunos que procuram ajuda são os que realmente precisam.

Coordenadora Intermediária Leila (Ciência em Foco)
A experimentação mostra ao aluno que a física e química estão próximas do cotidiano do aluno.

Professor Rafael
Enquanto se fala em práticas, o sistema dificulta essa prática diminuindo acesso aos laboratórios em geral.

Ciências Humanas
Professor Marco Antônio (CEM 404)
Apresentação e análise dos resultados;
Recuperação de índice de aproveitamento escolar;
Falta pré-requisito que devem ser adquiridos nas séries iniciais;
Adequação curricular;

Fatores Influentes – mobilidade dos professores; projeto vereda; operacionalização dos projetos interventivos.

Estratégias utilizadas:
Projetos interventivos;
Recuperação processual;
Reflexão nas coordenações coletivas;
Direcionamento dos projetos da escola baseado nos dados;
Projeto Entre Jovens.

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