quarta-feira, 2 de junho de 2010

DOCUMENTO DE REGISTRO DO EVENTO - VESPERTINO

FÓRUM DE DESEMPENHO DE SANTA MARIA
CONSTRUINDO A QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO



Escolas Participantes: CEM 404 – CEM 417 – CED 310 – CED 416
Local: DRE Santa Maria Horário – 14h às 17h
Organização: Coordenador Intermediário Mateus Farias

Palavras de boas vindas do Assistente da Diretoria Regional Leonardo ressaltando a importância do planejamento e participação da escola junto ao NMP e à DRE.

Palavra do Coordenador Intermediário Mateus Farias
Agradecimento à equipe do NMP. Definição do tema do fórum: Qualidade. Conceito de qualidade é muito complexo, pois há vários tipos de qualidade: de vida, de tempo, de produtos, etc. Necessidade de melhorar a qualidade do dia-a-dia para melhorar a qualidade no ensino. Cita Paulo Freire (2007, p.41), Schmelkes (1990) e Farina “acreditar no poder transformador da educação” (2005). A escola tem papel fundamental no aprimoramento dessa qualidade. Como anda essa qualidade nas escolas de Santa Maria? O ensino deve ser ministrado com garantia de padrão de qualidade (Lei 10.172/2001). História do Ensino Médio no Brasil – influências da igreja católica (séc.XVI), iluminismo (séc.XVII), Segunda Guerra Mundial (séc. XX), 1ª LDB - ensino profissionalizante e ensino preparatório para ensino superior, LDB atual (1996) – sujeito crítico e social, possibilitando sequência dos estudos. Aprovados no PAS: 10% escola pública; 90% escola particular. Aonde os outros alunos da escola pública vão depois do ensino médio? Declaração de Jomtien (1990). Ampliação do acesso às escolas profissionalizantes em 2010 de acordo com ministro Haddad. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Brasília – virá para as escolas de Santa Maria – acordo de cooperação técnica IFB e GDF por intermédio da SEEDF. Participantes concordam com essa integração das escolas profissionalizantes. Professor discute a falta de espaço para a implementação de tais cursos. Escola de qualidade (Graça, 2010, p.154). Professor questiona quantidade de alunos da escola pública que fazem vestibular na faculdade pública, devendo haver um maior incentivo para que esses alunos almejem tal faculdade. Importância da auto-avaliação do professor. A avaliação tem um papel fundamental na busca da qualidade, gerando novas atitudes e práticas. Há um consenso da necessidade de medição da qualidade das escolas. Um dos mecanismos é o SIADE. Outro, o IDDF. Índices do IDDF maior, menor e DRE. Explicação sobre como calcular o IDDF. Sem comparações entre escolas. O melhor é olharmos para nós mesmos. Descrição dos itens do SIADE – Abaixo do básico, Básico, Esperado e Acima do Esperado. IDDF - O foco não é na movimentação (aprovação), mas nos conhecimentos das habilidades e competências. Professor relata pressões para melhorias nos números das aprovações. Quebra de paradigma do foco na aprovação. Taxa de aprovação da DRE – 60% a 80%. Apresentação dos gráficos do DF e da DRE Santa Maria no SIADE. Professor levanta alto índice de defasagem dos alunos que deve ser levado em consideração dentro de um trabalho focado. Professor argumenta que a questão da reprovação deve ser analisada pelas autoridades por ser considerada importante por eles. Fórum serve para refletir pedagogicamente sobre os dados para propor soluções. Divisão dos participantes em 4(quatro) grupos de acordo com os componentes curriculares. Discussão dentro dos grupos. Entrega de cartolinas para registro das propostas por grupo. Introdução sobre as apresentações dos grupos.
Discussão dos grupos:

Língua Portuguesa

Propostas:
Projeto interventivo – recuperação e estimulação;
Mapeamento de dificuldades e interesses;
Traçar estratégias
PD /PI
Reforço
Laboratório / produção de texto

Matemática

Propostas:
Criar no âmbito da SEDF projeto para os alunos oriundos do Vereda;
Diagnóstico;
PI (Projeto Geração)
Auto-estima
PAS / ENEM
Mercado de trabalho
Despertar o querer do aluno
Rotina de reuniões com os pais e responsáveis dos alunos;
Projeto em Língua Portuguesa e Matemática no turno contrário;
Avaliação coletiva – aspectos comportamentais e de participação – o aluno deve conhecer bem os objetivos deste instrumento de avaliação.

Ciências da Natureza

Propostas:
Acionar o conselho tutelar para tomar as providências que visem responsabilizar a família nos resultados escolares do estudante;
Aumentar a carga horária das disciplinas de CN;
Adequação curricular;
Laboratórios e técnicos em laboratório;
Redução do número de alunos por turma;
Redução da carga horária do professor em sala de aula.

Ciências Humanas

Pressão para aprovação;
Flexibilidade da avaliação;
Índice insuficiente para a realidade da escola

Proposta:
Melhoria na infra-estrutura das escolas (sala de leitura, informática, material didático);
Participação da comunidade;
Trabalho interdisciplinar.


Chefe do NMP Flávia Barbosa
Enfatiza que o objetivo da educação não é reprovação e esta deve ser analisada para se descobrir o porquê de altos índices de reprovação.

Professor diz que escola não apresenta estudantes, mas crianças e adolescentes que estão na escola para diversos motivos, o que pode justificar, às vezes, reprovação de até 90% de reprovação em uma turma.
Chefe do NMP Flávia Barbosa
Reitera a necessidade de trazer a família para mais perto da escola. Salienta que quando o caso exigir, chamar conselho tutelar e se preciso, a polícia.

Professor sugere o contato não só via bilhete, mas também via telefone para uma melhor interação.

CI Leila propõe redução de carga horária em sala de aula dos professores para uma melhor preparação de aulas, eventos e momentos de reforço no contra turno.

Chefe do NMP Flávia Barbosa
Comenta que os problemas administrativos prejudicam, e muito, as questões pedagógicas. Essas questões devem ser sempre discutidas a fim de melhorar o sistema. Ressalta que as discussões ocorridas no fórum serão levadas às estâncias maiores e conclui lembrando sobre o fórum permanente que consta no blog.

Professor expressa a necessidade do fórum ser todo registrado.

CI Mateus Farias
Dinâmica – uma palavra para expressar qualidade e uma para expressar um defeito na escola.

Chefe do NMP Flávia Barbosa
Finaliza enfatizando a importância desses momentos e a necessidade do repasse das discussões nas escolas. Comenta sobre avaliação institucional como momento vital para uma melhoria real na IE. Ressalta que os projetos devem ter como meta resolver um problema legítimo na escola.

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